Viewport

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A região central da interface do Cinema é chamado de visor (Viewport). Este é o lugar onde você vai ser capaz de ver todos os objetos em sua cena. Vamos criar um cubo de forma a temos um objeto para nos orientar .

No canto superior esquerdo da janela, você verá seis opções de menu: Ver (View), câmeras (Cameras), vídeo (Display), Opções (Options), filtros (Filter) e painel (Panel). Se você clicar e segurar a pequena grade de 4x4 para a esquerda do View, você verá o ícone muda para azul. Se você mover a janela ao redor, você verá uma barra de alinhamento das bordas das janelas vizinhas. Isso permite que você personalize o seu layout movendo painéis individuais em qualquer lugar que você escolher, a fim de adaptar o seu software para o seu fluxo de trabalho. Layouts pré-definidos adicionais podem ser encontrados no menu Layout drop-down no canto superior direito da sua tela. Para consistência, usaremos o layout Standard para as postagens.

A viewport permite visualizar e movimentar os objetos em sua cena. No canto superior direito da janela de visualização, você verá quatro ícones que representam comandos comuns para a janela.

Clicando e segurando nos três primeiros ícones permite que você  dar zoom e rotacionar a viewport. Esses ajustes de câmera também podem ser acessado através do teclado pressionando 1 (Pan), 2 (Zoom) ou 3 (Rotate) clicando e arrastando com o mouse. Mantendo zoom 2 ou 3 para ampliar e girar, você vai perceber que a posição anterior do cursor do mouse é substituída por uma cruz. Isto representa o ponto de ancoragem para o seu movimento da câmera. Se passar o mouse sobre o canto superior direito canto do nosso cubo, pressione a tecla 2 e mova o mouse, vamos ampliar para esse canto. Se o mouse não está pairando sobre um objeto, o padrão do ponto de ancoragem para o nosso background, permitindo uma rápida virada para mover panoramicamente a câmera. Você também pode navegar usando o botão esquerdo do mouse, do meio, mantendo pressionada a tecla Alt (Windows) ou Option (Mac).



Clicando sobre o quarto ícone irá mostrar a você visões adicionais do topo (Top), direita (Right) e frente (Front), como mostrado na imagem anterior. Estas são as câmeras ortográficas que não mostram perspectiva. Ao trabalhar em 3D, é importante lembrar que o que parece estar correto em uma viewport pode não está preciso em outra visão.

Se você está trabalhando exclusivamente na perspectiva de uma câmera, você pode organizar os objetos de uma forma que parece correto para a sua visão atual, mas, quando você mover a câmera, você vai ver que você já cruzaram acidentalmente objetos ao movê-los em uma direção incorreta. trabalhando com vários ângulos abertos ao mesmo tempo é uma maneira fácil de garantir que você está fazendo com que o seu modelo seja ajustado como o pretendio. Em nossa nova visão de quatro câmeras, você verá que cada janela tem a sua própria barra de menu individual. Ao clicar no quarto ícone em qualquer uma dessas câmeras irá expandir a visualização até preencher a área do viewport selecionada. Você também pode alternar entre os modos de exibição clicando com o botão central do mouse. Enquanto estiver no modo single-camera, clicando no botão central do mouse e expandir os quatro pontos de vista. Para expandir uma visão individual do modo de quatro câmeras, passe o mouse sobre seu viewport escolhida e clique sobre o botão central do mouse, como mostrado na imagem seguinte:


Navegue para Panel | Arrangement para dar alternativas ao padrão de quatro câmeras. Se, por exemplo, você está trabalhando em detalhar apenas a parte superior de um objeto, você pode não estar interessado nas viewports Right ou Front, e quer ver a Perspect View e a top views ao mesmo tempo; você pode selecionar 2 Visitas Stacked para ganhar mais espaço na tela para cada exibição.

Vamos explorar opções de viewport adicionais. O menu Cameras leva você há uma forma adicional de ver o seu objeto através de câmeras diferentes e traz mais opções do que as visões Top/Right/Front do nosso viewport de quatro câmeras. Enquanto estiver no modo de quatro câmeras, se você selecionar uma câmara auxiliar a partir deste menu que está mudando no botão esquerdo, Cinema vai se lembrar da sua escolha quando você alternar entre as vistas.

Você também pode criar uma câmera de perspectiva, navegando até Create | Camera | Camera, ou clicando no ícone Camara na Paleta de comando. As novas câmeras são criadas por padrão a partir de seu ponto de vista atual, por isso é mais fácil de começar estabelecendo uma visão de que está perto de seu objetivo final, usando o nossas ferramentas pan/zoom/rotate antes de criar uma câmera. Você pode criar um infindável número de câmeras em sua cena.

O menu Display lhe dá várias opções de sombreamento. Isto irá permitir que você veja o seu modelo como um único objecto suave (smooth object), ou como uma tela de arame (wireframe), ou uma combinação de ambos. Vamos apagar nosso cubo e adicionar uma esfera dessa vez (Create | Object | Sphere ). À medida que alternar entre os modos de visualização, você vai querer desmarcar a esfera, a fim de ver a representação mais precisa, como mostrado na imagem seguinte:



Nosso display padrão - Gouraud, está pronto para nos dar uma relativa e apurada visão das texturas e a geometria do nosso objeto:


Se você mudar para Gouraud Shading (lines), você verá um resumo individual de cada polígonos em nosso objeto:


Mudar para Lines nos dá uma visão transparente do nosso objeto apenas mostrando bordas (Edges). Note que essas opções de exibição não têm efeito sobre o resultado final em alterá-los e somente afetam a forma como o objeto é exibido na viewport  naquele momento, enquanto trabalhamos em nossa cena. Se você está trabalhando em um arquivo mais complexo, você pode achar que é útil para alternar para um modo diferente afim de poupar energia do processador.

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2 Viewport

  1. Eu estou com um problema. Talvez posso me ajudar. Meu Viewport esta com algum problema. Quando tento me aproximar do objeto ele pula para outros lugares da tela. Não consigo me aproximar e girar pelo obejeto para visualizar ele em outras posições.

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    Respostas
    1. faça um update no seu Cinema4d para a versão mais recente ou então resete as configurações.

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